OUTROS FORMATOS II
Esta é a segunda edição de um projeto do BCN – Ballet Contemporâneo do Norte que pretende desafiar os coreógrafos e criadores contemporâneos a proporem o seu trabalho artístico através de uma convocatória para a criação de espetáculos de curta duração integrando o elenco da companhia.
O projeto engloba cinco peças de curta duração cuja apresentação, em conjunto, terá a duração de um espetáculo regular. Propõe-se para a presente edição a apresentação de dois trios: um de Renata Portas - Que ruído faz o teu corpo contra o meu? - e um de Flávio Leihan - Haiku.
Um solo de Jorge Gonçalves - Holding the hands at the tip of my words.
E dois duetos: da Sade Risku - Incoherent Conversation - e do Sérgio Diogo Matias - Insólidos.
Criações | Jorge Gonçalves, Renata Portas, Sade Risku, Sérgio Diogo Matias e Flávio Leihan para o Ballet Contemporâneo do Norte
Intérpretes | Dinis Machado, Flávio Leihan, Sade Risku e Sérgio Diogo Matias
Acompanhamento e coordenação geral | Dinis Machado e Susana Otero
Documentação | Rogério Nuno Costa
Desenho de Luz | Diogo Mendes
Fotografia de Cena | Miguel Refresco
Vídeo | Sofia Arriscado
Design Gráfico | Eduardo Ferreira
Produção | BCN
Co-produção | BARCO Dance Collection
Produção Executiva | Inês Nogueira
Assistência de Produção | Filipa Duarte
Residência | Pólo I Caixa das Artes, Santa Maria da Feira
JORGE GONÇALVES, "Holding the hands at the tip of my words"
Coreografia | Jorge Gonçalves
Interpretação | Dinis Machado
Desenho de Luz | Diogo Mendes
Fotografia de Cena | Miguel Refresco
Produção | Ballet Contemporâneo do Norte e BARCO Dance Collection
Produção Executiva | Inês Nogueira
SADE RISKU, "Incoherent Conversation"
Coreografia, figurinos e cenografia | Sade Risku
Interpretação | Sade Risku e Sérgio Diogo Matias
Música | Sade Risku e Flávio Leihan
Desenho de Luz | Diogo Mendes
Fotografia de Cena | Miguel Refresco
Produção | Ballet Contemporâneo do Norte
Produção Executiva | Inês Nogueira
Assistência de Produção | Filipa Duarte
Acompanhamento e coordenação geral | Dinis Machado e Susana Otero
RENATA PORTAS, "Que ruído faz o teu corpo contra o meu?"
Coreografia e cenografia | Renata Portas
Interpretação | Flávio Leihan, Sade Risku e Sérgio Diogo Matias
Figurinos | Jordann Santos
Desenho de Luz | Diogo Mendes
Fotografia de Cena | Miguel Refresco
Produção | Ballet Contemporâneo do Norte
Produçao Executiva | Inês Nogueira
SÉRGIO DIOGO MATIAS, "Insólidos"
Coreografia, figurinos e cenografia | Sérgio Diogo Matias
Interpretação | Sade Risku e Sérgio Diogo Matias
Música | Sérgio Diogo Matias e Filipa Duarte
Desenho de Luz | Diogo Mendes
Fotografia de Cena | Miguel Refresco
Produção | Ballet Contemporâneo do Norte
Produção Executiva | Inês Nogueira
Assistência de Produção | Filipa Duarte
Acompanhamento e coordenação geral | Dinis Machado e Susana Otero
FLÁVIO LEIHAN, "Haiku"
Coreografia, figurinos e cenografia: Flávio Leihan
Interpretação: Flávio Leihan, Sade Risku e Sérgio Diogo Matias
Música | Flávio Leihan
Desenho de Luz | Diogo Mendes
Fotografia de Cena | Miguel Refresco
Produção | Ballet Contemporâneo do Norte
Produção Executiva | Inês Nogueira
Assistência de Produção | Filipa Duarte
Acompanhamento e coordenação geral | Dinis Machado e Susana Otero
BALLET // CONTEMPORÂNEO // NORTE
O título Ballet // Contemporâneo // Norte propõe a decomposição das palavras que compõem o nome da companhia, palavras que irão ganhar novos sentidos na sua relação com esta produção. BALLET surge como provocação para um olhar sobre duas coreógrafas que têm investigado novas formas de abordar práticas físicas, técnicas, metodologias, gramáticas e linguagens coreográficas. Também como uma provocação de uma revisitação de dramaturgias formalistas que investem na arquitectura de uma linguagem mais do que numa lógica de “conteúdo” muito marcada em Portugal pelo peso do Dance-Theatre. CONTEMPORÂNEO constitui-se como pergunta ou provocação a uma ideia essencialista de uma história da dança cronicamente escrita a partir de um Ocidente central: normativo, branco e masculino. Existe uma contemporaneidade absoluta? Ou deveríamos antes perspectivar contemporaneidades relativas e simultâneas, que coexistem e dialogam a partir de múltiplas vozes? Num programa que também existe em diálogo com o contexto de Estocolmo, onde vivo e onde tomei contacto com as práticas destas duas coreógrafas, a palavra NORTE surge aqui na sua relatividade geográfica — Santa Maria da Feira está no Norte de Portugal, e Portugal está no Sul da Europa —, expondo uma provocação evidente: como é que uma palavra aparentemente objectiva tem afinal outros significados quando olhada de uma outra perspectiva. O nome que proponho para este programa propõe, assim, uma reflexão sobre uma companhia e o seu nome enquanto objecto que se reinventa ao longo do tempo, e que ganha diferentes significados quando olhado por diferentes perspectivas, passando pela mão de diversos curadores, coreógrafos e bailarinos, etc.
MEROPS
de Rebecka Stillman
29 setembro
22h
Cineteatro António Lamoso, Santa Maria da Feira
"Assim como um devaneio, Merops paira entre três tempos. A base no presente são as atividades pelas quais no encontramos diariamente sob a forma de uma companhia de dança, este encontro que forma aquilo que a companhia é, e naquilo em que a companhia se está a transformar. A partir daí, a peça estende-se em duas direções: uma é a ativação da história recém-construída do que a companhia tem sido, uma ficção e uma narração, até certo ponto uma autobiografia por um escritor fantasma. O outro toma como ponto de partida essa mesma história, misturando o funcional com o que é inerentemente ausente de função, num movimento bi-direcional possivelmente corrupto. Ao materializar e executar os devaneios sonhados colectivamente, a peça equilibra-se no limiar daquele momento em que o imaginado quase acontece".
um espetáculo do Ballet Contemporâneo do Norte
coreografado por Rebecka Stillman
dançado por Dinis Machado, Jorge Gonçalves e Susana Otero
Desenho de Luz: Rebecka Stillman e Dinis Machado
Música Original: Red Damask (Orange) de Linnéa Martinsson e Codeax de Ofelia Jarl Ortega
Figurinos: Rebecka Stillman
Execução de Figurinos: Conceição Moreira
Fotografia de Cena: Miguel Refresco
Registo Vídeo: Sofia Arriscado
Produção: Ballet Contemporâneo do Norte
Residência de criação: ICC Imaginarius Centro de Criação - Arte e Espaço Público (Santa Maria da Feira)
O Ballet Contemporâneo do Norte é financiado pelo Governo de Portugal/Secretaria de Estado da Cultura (Direção Geral das Artes) e Câmara Municipal de St Mª da Feira / Feira Viva
A round shadow with three points / Uma sombra circula com três pontos
de Litó Walkey
29 setembro
22h
Cineteatro António Lamoso, Santa Maria da Feira
Atos verbais de descrição celebram sombras próximas de nós, visíveis como são (e foram) no momento e em movimento. Um processo migratório de observar, nomear, mostrar, em parceria com outros, extrai gestos que reencaminham e recentram as nossas trajetórias naturais de atenção. Esta é uma experiência que aplica liberdades associativas de acumular, justapor e organizar possibilidades de metáfora. Aglomerados de nervos narrativos aparecem e desaparecem enquanto o material de memória regista o seu rastro. Alternando entre tocar à tangente, mostrando nalgum lugar, e apontando para além do fim de si mesmo. O que nos é próximo pode novamente ser estranho, múltiplo e desconhecido, digno de investigação e, finalmente, de delicadeza.
um espetáculo do Ballet Contemporâneo do Norte
coreografado por Litó Walkey
dançado por Dinis Machado, Jorge Gonçalves e Susana Otero
Desenho de Luz: Dinis Machado
Figurinos: Litó Walkey
Execução de Figurinos: Conceição Moreira
Fotografia de Cena: Miguel Refresco
Registo Vídeo: Sofia Arriscado
Produção: Ballet Contemporâneo do Norte
Residência de criação: ICC Imaginarius Centro de Criação - Arte e Espaço Público (Santa Maria da Feira)
O Ballet Contemporâneo do Norte é financiado pelo Governo de Portugal/Secretaria de Estado da Cultura (Direção Geral das Artes) e Câmara Municipal de St Mª da Feira / Feira Viva