

20 setembro 2025 21h30 ~ Festival Contradança ~ Teatro Municipal da Guarda
23 outubro 2025 21h30 ~ Cine-teatro Avenida, Castelo Branco
_de Rogério Nuno Costa
EURODANCE é um coreo-documentário pós-apocalíptico que analisa a última década do Antigo Regime, quando o Mundo ainda se escrevia com letra grande, não existia qualquer diferença epistemológica entre Arte e Desporto, e os artistas eram todos backup dancers de uma euro-banda em permanente tour intergalática.
O espetáculo dança em Europeu, mas traz legendas em Novilíngua; rouba lyrics às profecias de Slavoj Žižek e à filosofia de Dr. Phil; rouba beats aos movimentos mashup e tecnobrega; e rouba artwork aos Jogos sem Fronteiras e ao Festival Eurovisão da Canção.
EURODANCE é tecnotrónico, é clubístico, é pastilhado e é etno-musical; é hi-NRG, bubblegum pop, happy hardcore, chipmunk e autotune; playback e bota gel, pisang ambon e malibu cola e batida de coco e chicla de mentol; é electropimba, é technochunga, é neo-gabber e é hip house (tuga); carrinhos de choque-em-cadeia, dis(co)quete de arranque, aeróbica trance-génica, fitness progressivo, body pump-up-the-jam, boom boom boom, sha-la-la, ski-ba-bop-ba-dop-bop, di-rirá-rá-rá!...
Regressamos a todos os pesadelos fin-de-siècle porque ambicionamos uma correção retroativa da Real Idade: o Mundo acabou mesmo na noite de 31 de dezembro de 1999, quando os computadores deixaram de reconhecer a linguagem binária e a história (a da História) colapsou. Uma festa meteórica em homenagem a todos os que (ainda) não morreram. Uma viagem de volta aos anos 90. Uma viagem de volta ao Agora™.
Próximas apresentações
- 20 setembro 2025 21h30 ~ Festival Contradança ~ Teatro Municipal da Guarda
- 23 outubro 2025 (horário a definir) ~ Cine-teatro Avenida, Castelo Branco



Direção Artística, Coreografia, Texto e Vídeo: Rogério Nuno Costa
Bailarinxs: Filipa Duarte, João Oliveira, Mariana Pontes Barbosa, Noé, Nuno Velosa, Rafael Pinto
Olhar Exterior: Joclécio Azevedo
Desenho de Luz: Daniel Oliveira
Adaptação de luz: Pedro Abreu
Operação de Luz: Guilherme Mota
Operação de Vídeo e Som: Vasco Rodrigues
Figurinos: Jordann Santos
Fotografia: Miguel Refresco
Artwork: Diogo Mendes
Remix & Cover: Belamix feat. Too Limited™ (Mariana Tengner Barros & Rogério Nuno Costa)
Produção: Liliana Claro e Ballet Contemporâneo do Norte
Produção Executiva: Liliana Claro
Apoio e co-produção: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e Cineteatro António Lamoso
O Ballet Contemporâneo do Norte é um estrutura financiada pela Direção Geral das Artes e pelo Ministério da Cultura, Juventude e Desporto
Agradecimentos: Sonoscopia, mala voadora, Armazém 22, Teatro Municipal do Porto, ESMAE, TeCA, Teatro Universitário do Porto, Jani Nummela, Xana Novais, Álvaro Campo, Miguel Loff Barreto, Jonny Kadaver.
Estreia: Centro Cultural de Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira, 2014)
Tour: mala voadora (Porto, 2015), Armazém 22 (Vila Nova de Gaia, 2016), Teatro Sá da Bandeira (Santarém, 2016), Centro Cultural de Belém (Lisboa, 2017), Festival Contradança (Covilhã, 2018), Chão de Oliva (Sintra, 2018), Festival Contradança (Gouveia, 2020), Cine-Teatro António Lamoso (Santa Maria da Feira, 2020), Centro Cultural de Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira, abril 2025)
EURODANCE foi originalmente criado para o programa “Outros Formatos” do Ballet Contemporâneo do Norte, em 2014. As apresentações de 2025, que assinalam o décimo aniversário do espectáculo, são dedicadas à memória de Ana Carvalho.







